Parceiros:

terça-feira, 28 de maio de 2013

Principais Filósofos Iluministas

                                            John Locke 




      John Locke foi um importante filósofo inglês, é considerado um dos líderes da doutrina filosófica conhecida como empirismo e um dos ideólogos do liberalismo e do iluminismo.Para John Locke a busca do conhecimento deveria ocorrer através de experiências e não por deduções ou especulações. Desta forma, as experiências científicas devem ser baseadas na observação do mundo. O empirismo filosófico descarta também as explicações baseadas na fé, também afirmava que a mente de uma pessoa ao nascer era uma tábula rasa, ou seja, uma espécie de folha em branco, as experiências que esta pessoa passa pela vida é que vão formando seus conhecimentos e personalidade. Defendia também que todos os seres humanos nascem bons, iguais e independentes. Desta forma é a sociedade a responsável pela formação do indivíduo.

                                               Voltaire 

                                     


          Voltaire foi um importante ensaísta, escritor e filósofo iluminista francês durante sua vida escreveu diversos ensaios, romances, poemas e até peças de teatro. Voltaire foi influenciado, no campo da idéias, pelo cientista Isaac Newton e pelo filósofo John Locke. Defendia as liberdades civis (de expressão, religiosa e de associação), criticou as instituições políticas da monarquia, combatendo o absolutismo criticou também o poder da Igreja Católica e sua interferência no sistema político.Foi um defensor do livre comércio, contra o controle do estado na economia.Foi um importante pensador e suas idéias influenciaram muito nos processos da Revolução Francesa e de Independência dos Estados Unidos.

                                          Montesquieu

                               


       Charles-Louis de Secondat, barão de Montesquieu, foi um dos grandes filósofos políticos do Iluminismo. Era contra o absolutismo (forma de governo que concentrava todo poder do país nas mãos do rei), fez várias críticas ao clero católico, principalmente, sobre seu poder e interferência política e também defendia aspectos democráticos de governo e o respeito as leis.Montesquieu quis explicar as leis humanas e as instituições sociais: enquanto as leis físicas são regidas por Deus, as regras e instituições são feitas por seres humanos passíveis de falhas. Definiu três tipos de governo existentes: republicanos, monárquicos e despóticos, e organizou um sistema de governo que evitaria o absolutismo, isto é, a autoridade tirânica de um só governante. Para o pensador, o despotismo era um perigo que podia ser prevenido com diferentes organismos exercendo as funções de fazer leis, administrar e julgar. Assim, Montesquieu idealizou o Estado regido por três poderes separados, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Essa é a teoria da separação de poderes e teve enorme impacto na política, influenciando a organização das nações modernas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário