Parceiros:

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Cabanagem

                                         
A Cabanagem, revolta popular do período regencial, que ocorreu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará (hoje, estado do Pará, região Norte do Brasil), recebeu esse nome por causa dos muitos revoltados que moravam em cabanas às beiras de rios e eram chamados de cabanos.

A revolta gerou um massacre sangrento entre protestantes e tropas do governo desde seu inicio. Historiadores estimam que mais de 30 mil pessoas tenham morrido no decorrer dos cinco anos da cabanagem. Ao ocupar a capital da província, Belém, no primeiro ano, os cabanos levaram ao poder o Fazendeiro Félix Malcher. Malcher foi assassinado por trair o movimento, fazendo acordos com o governo regencial, e o lavrador Francisco Pedro Vinagre assumiu a presidência da província. Sendo sucedido por Eduardo Angelim.Contudo, o objetivo de manter um governo estabilizado foi frustrado por desentendimentos entre os líderes do movimento e traições. O governo brasileiro, por sua vez, contou com o apoio de tropas europeias de mercenários para reprimir a cabanagem que crescia cada vez mais. E em Abril de 1836, com um ataque militar, voltou a assumir o poder.

Os cabanos lutaram por mais quatro anos, sem sucesso, até que em 1840 muitos deles tinham sido mortos ou presos, até serem finalmente derrotados sem alcançar seus objetivos. A cidade de Belém ficou bastante deteriorada e grande parte da população havia sido dizimada na revolta, reduzindo drasticamente o número de habitantes.










Nenhum comentário:

Postar um comentário