Parceiros:

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Cultura no período regencial

                                 
Esta luz que me aclara,


Já deixa-me entrever porvir brilhante,

E o horizonte da Pátria me apresenta,

Da longe Pátria, tão por mim chorada.

(...)

Vem, ano-novo; vem, minha esperança!

Por ti eu suspirava.

Qual um amante pelo bem amado.

Vem, oh núncio de paz; vem consolar-me.

Oxalá que não toques ao teu termo

Antes qu'eu volte ao paternal albergue.


– Gonçalves de Magalhães, O dia de ano-bom de 1835



         Teve início no período regencial, por influência europeia, mas guardando elementos nacionalistas, o romantismo, que procurou criar uma literatura com figuras tipicamente brasileiras. Gonçalves de Magalhães foi quem deu o ponta pé inicial, ele escreveu o livro Suspiros poéticos e saudades. A educação tivera, já em 1827, uma Lei Geral, que instituía a criação de escolas de primeiras letras em todas as povoações, estabelecendo o piso salarial e as matérias a serem lecionadas; o Ato Adicional de 1837 descentralizou a administração escolar: às províncias caberia o ensino elementar e secundário e à Coroa ficaria o ensino superior. Foi neste contexto que se fundou o colegio Pedro II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário