Parceiros:

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Formação étnica da população brasileira:



Nos primeiros séculos de nossa história, o processo de formação do território brasileiro congregou diferentes grupos humanos, envolvendo principalmente os povos indígenas (Tupi, Jê, Aruaque, Cariri, etc.), que originalmente habitavam as terras brasileiras. Os portugueses, que vieram se apropriar das riquezas existentes nas terras indígenas. E os povos africanos (Nagô, Jejê, Haussá, Benguela, Moçambique, etc.), trazidos para trabalhar como mão de obra escrava nas atividades econômicas coloniais.
Na realidade o encontros desses diferentes grupos não ocorreu de forma harmoniosa. A interferência da sociedade europeia na cultura indígena dizimou grupos inteiros que haviam se constituído milhares de anos antes. O contato com os povos trazidos à força da África também foi marcado pela violência.

A partir da segunda metade do século XIX, se tornaram também parte da população brasileira os europeus (espanhóis, italianos, alemães, eslavos, etc.) e asiáticos (árabes e japoneses), povos que, fugindo de guerras e da pobreza que assolava seus países de origem, que vieram ao Brasil em busca de melhores condições de vida.


O que proporciona a nosso país uma grande diversidade étnica e cultural é consequência do nosso passado histórico, existente em poucos países do mundo.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário