Parceiros:

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Imperialismo fruto da industrialização.

Com os primeiros anos da industrialização houve um acumulo de capital que no final do século XIX fez com que o capitalismo ganhasse força. Esse capital acumulado também contribuiu para melhorias na produção como o avanço nas técnicas, transporte, comunicação, infraestrutura e também avanço nas matérias primas utilizadas, que passaram a ser mais baratas e duradouras. As fontes de energia não deixaram de ser usadas, seja elas quais forem, carvão, petróleo, ou qualquer outra útil para a indústria, para o transporte e para a comunicação.

O processo produtivo citado ocorreu apenas nos países que começaram o processo de industrialização como Inglaterra, Bélgica, França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Japão.

Com o processo de globalização aumentando cada vez mais, os custos para manter uma empresa foram aumentando, consequentemente poucas tinham volume capital suficiente para ser mantida.

Por esse motivo medidas protecionistas foram colocadas e pratica, para assim proteger os empresários internos, essa medida foi realizada com a taxação dos produtos importados.

Com intenção de expandir suas áreas de atuações, buscaram mão-de-obra barata, matéria prima, leis ambientais frágeis, saíram para atuar em países da África, Ásia e América Latina (todos neocolonialistas).




Nenhum comentário:

Postar um comentário