Parceiros:

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O que foi a partilha da China?

A partilha da china, é o nome dado a áreas de influência, concessões comerciais e arrendamentos de portos e pequenas áreas no litoral chinês.
Com os tratados desiguais, firmados com as potências colonialistas da época (Reino Unido, Império Alemão, Companhia Holandesa das Indias Orientais e França e Portugal e Russia), concediam grandes vantagens comerciais, além de permitir a ocupação de portos e o arrendamento de pequenas áreas adjascentes aos portos. Com a legitimação desses tratados, legitimava também o domínio e controle das potências em território chino. A pobreza, a exploração por parte dos europeus, e a injustiça praticada nesses tratados acabaram levando a população a se rebelar. Umas das inssureições mais famosas foram a Revolta dos Boxers, e as Guerras do Ópio.

Somente a partir de 1919, a china então rescindiu esses tratados e reaveu os territórios que estavam sob controle estrangeiro.

Algumas cidades sob controle estrangeiro: Macau - sob controle português, Hong Kong - sob controle britânico, Kiautschou - sob controle alemão do fim do sec. XIX até 1918, Harbin sob controle russo ate 1917.

Nenhum comentário:

Postar um comentário